ITAQUAQUECETUBA

Itaquaquecetuba, por vezes referida simplesmente como Itaquá, é um município brasileiro do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da capital paulista, microrregião de Mogi das Cruzes. A população em 2010 é de 321.854 habitantes e a área é de 81,8 km², o que resulta numa densidade demográfica de 3.935,75 hab/km².

O município abriga a 7ª melhor maternidade do Estado de São Paulo, o Hospital Geral de Itaquaquecetuba obteve a nota 8,936 na pesquisa de satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde. Esse levantamento foi elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo no período de março de 2009 e janeiro de 2010, ao todo foram 158 mil pacientes entrevistados de 630 estabelecimentos.

A primeira colocada na pesquisa de satisfação dos pacientes dos Sistema Único de Saúde é o Hospital Santa Marcelina de Itaquera (São Paulo), o hospital tirou nota 9,126.

Itaquaquecetuba está entre os 10 municípios brasileiros que mais tiveram avanços nos últimos 20 anos no combate à desigualdade social em 2014, possuindo também o 169º melhor produto interno bruto entre os municípios brasileiros. Ficou em 199º lugar na lista das cidades com maior taxas de homicídios por grupo de 100 mil habitantes.

Itaquaquecetuba possui uma forte vocação industrial por causa de sua localização geográfica: pelo município, passam rodovias como a SP-66, SP-56, SP-88 e a Rodovia Ayrton Senna, que liga o município a cidades como Mogi das Cruzes, Poá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Arujá. O município também faz divisa com outros grandes centros urbanos, como a capital estadual e Guarulhos.

Possui cerca de 450 indústrias de acordo com a Frente Empresarial Pró-Itaquaquecetuba (FEMPI). São indústrias diversificadas presentes notadamente em três pólos industriais consolidados, que são atraídas pela Rodovia Ayrton Senna; além da Rodovia Mogi-Dutra (SP-88), que corta o município, e do Trecho Leste do Rodoanel Metropolitano de São Paulo.

O município é servido pelos trens da linha 12 da CPTM, contando com três estações: Aracaré, Manoel Feio e Itaquaquecetuba.

Tem como cidades vizinhas São Paulo, Mogi das Cruzes, Poá, Suzano, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos e Arujá.

  • Aniversário: 8 de setembro
  • Fundação: 8 de setembro de 1560 (456 anos)
  • Emancipação: 28 de outubro de 1953 (63 anos)
  • Gentílico: itaquaquecetubense
  • Microrregião: Mogi das Cruzes
  • Municípios limítrofes: Oeste: Guarulhos; Norte: Arujá; Leste: Mogi das Cruzes; Sudoeste: São Paulo; Sul: Suzano e Poá
  • Distância até a capital: 42,6 km
  • Área: 81,777 km²
  • População estimada: 321 854 hab.